Navegação

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Matérias da capa / Nanotecnologia presente na Clínica Humanus

Nanotecnologia presente na Clínica Humanus

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nanotecnologia:

 

A nanotecnologia é a tecnologia que permite a criação de objetos com dimensões físicas muito reduzidas, da ordem da nona parte do metro

(nano = 1 metro dividido por 1.000.000.000 = 1 bilhão do metro), ou ainda, um milhão de vezes menor que um milímetro, daí o nome nanotecnologia, que por definição inclui qualquer elemento com dimensão inferior a 100 nanômetros e propriedades novas.

Os objetos construídos com essa tecnologia são compostos de átomos e moléculas colocados de tal forma em locais apropriados, que dão origem a materiais com características específicas como maior tolerância à temperatura, condutividade elétrica e força. Esta tecnologia de ponta já está presente na Clínica Humanus:

  • Resina para restaurações estéticas
  • Nanoship eletrônico para estimulação de saliva

Os centros de pesquisas que já dominam as primeiras técnicas estão em Israel, Alemanha, França e Estados Unidos. O Brasil mobiliza esforços para estudos na área com o apoio de universidades e grandes centros de pesquisa, incluindo pesquisadores da Universidade de Brasília com pesquisadores de Israel.

A pesquisa será conduzida pela Dra. Denise Falcão, onde as investigações se concentram inicialmente na área de estimulação das glândulas salivares. Serão instalados chips eletrônicos na boca de pacientes que possuem boca seca.