news14

cabecalho.jpg
Agosto de 2007
No. 14
Edição Mensal
Caso não deseje receber outros informativos,
clique aqui.
Título 14 Foto título 14

Meus dentes estão escurecendo, o que pode estar acontecendo?

Esta não é apenas a sua dúvida, mas de muitas pessoas que nos procuram. O importante é você saber que nem sempre este é apenas um problema estético, mas tem solução!

 

Com o passar dos anos, os dentes tendem, naturalmente, a escurecer. Mas vários fatores podem causar este problema, como a ingestão de alimentos coloridos, cigarro, tratamento de canal, alguns medicamentos, mas também pode sinalizar uma infecção dentária que deve receber atenção.

 

Atualmente quase todas as pessoas que possuem dentes naturais e permanentes podem se submeter ao Clareamento Dental. Este procedimento, também chamado de branqueamento dental, é considerado um método seguro e efetivo, pois não afeta a estrutura dental, desde que realizado em consultório. Por incrível que possa parecer, algumas pessoas estão se submetendo a este tipo de procedimento sem o devido acompanhamento profissional. Isto pode acarretar na perda do dente com o passar dos anos, pois embora seja um procedimento muito difundido,  existem algumas contra-indicações que devem ser respeitadas.

 

O clareamento pode ser feito em todos os dentes ou apenas em um ou em alguns dentes que estejam mais amarelados, o que propicia um sorriso mais harmonioso. Tanto dentes íntegros, que nunca foram restaurados, quanto dentes que já sofreram intervenções, inclusive tratamento de canal, podem ser clareados. Entretanto, para cada situação é utilizada a medicação adequada, bem como o tempo de aplicação do produto.

 

Este é mais um recurso disponível na Odontologia Moderna para auxiliá-lo na busca de um sorriso mais bonito e, porquê não dizer, iluminado, pois proporciona alto grau de satisfação. Além disso, apresenta um resultado final com aparência natural e esteticamente agradável, que pode ser alcançada de maneira rápida e segura. Porém, e o que é muito interessante, é que o profissional conta com a participação direta do paciente quanto ao grau de clareamento a ser alcançado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Caso 1: A coloração amarelada dos dentes incomodava o paciente. Neste caso conseguimos um ótimo resultado com apenas 3 sessões de clareamento a laser.

Antes:

Marcelo pre

Depois: 

Marcelo pós

Caso 2: Observe abaixo que o incisivo central esquerdo (com relação à tela) está mais escuro. Isto aconteceu devido a morte (necrose) da porção interna do dente (polpa). Portanto, não se trata apenas de uma questão estética, mas de uma infecção crônica que muitas vezes não causa dor, apenas um discreto incômodo. Entretanto, se o canal não for tratado a infecção pode comprometer seriamente a saúde da pessoa. Após o tratamento do canal, o dente foi submetido ao clareamento. Numa próxima etapa será realizado o clareamento em todos os dentes com a utilização da técnica com laser. 

Alexandre pré-clareamento Alexandre pós clareamento

 

Cabe ressaltar que a nossa imagem diz muito e é extremamente importante no meio profissional, social e afetivo. Dentes brancos demonstram saúde, beleza e jovialidade e tornam o sorriso mais atraente. Quem está satisfeito com sua aparência, incluindo os dentes, se torna mais seguro e confiante.

Dra. Tayana Filgueira
CRO 6896

 

 

       

icones.gif