Navegação

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Doce Problema: Diabetes X Doença Periodontal

Doce Problema: Diabetes X Doença Periodontal

cabecalho.jpg
Junho de 2007
No. 13
Edição Mensal
Caso não deseje receber outros informativos,
clique aqui.

Doce Problema:

Diabetes X Doença Periodontal

Doce Problema1

            

Diabetes é uma doença “silenciosa” que atinge, em média, 7,6% da população adulta urbana no Brasil. Entretanto, 46,5% dos diabéticos desconhecem a sua condição e 22,3% das pessoas sabidamente diabéticas não fazem qualquer tipo de tratamento.  

Entre outros danos, esta doença  causa espessamento da parede dos vasos sanguíneos, dificultando a circulação do sangue, bem como, a ação das células de defesa do organismo em locais inflamados e isso favorece a instalação de infecções. 

 

Doce Problema2

Mas o que

 

   a boca tem a ver

  

 com isso?

 

Quando o diabetes não é diagnosticado ou tratado adequadamente, pode ocorrer danos aos nervos e às artérias. Esta condição resultará em um pobre fluxo sangüíneo para as mãos, pés, pernas, braços, gengivas e órgãos vitais, o que aumenta o risco de infecções.

Quando ocorre o acúmulo de placa bacteriana (restos alimentares, bactérias, células mortas) entre a gengiva e o dente,  inicia-se um processo inflamatório na gengiva causando a gengivite. 

 

 

Os  principais sinais e sintomas sistêmicos são:

Ø       Muita sede;

Ø       Vontade de urinar diversas vezes;

Ø       Perda de peso (mesmo sentindo mais fome e comendo mais do que o habitual);

Ø       Visão embaçada;

Ø       Infecções repetidas na pele ou mucosas;

Ø       Machucados que demoram a cicatrizar;

Ø       Fadiga (cansaço inexplicável);

Ø       Dores nas pernas por causa da má circulação.

 

O organismo do paciente diabético responde de forma precária a esta inflamação, pois suas células de defesa demoram mais para alcançar o local inflamado.  Conseqüentemente, a gengivite progride mais rapidamente para uma doença periodontal. A doença periodontal se caracteriza pela perda óssea ao redor dos dentes e presença de infecção, sendo a maior responsável pela perda dentária na população adulta. Portanto, o diabetes é um fator de risco para a doença periodontal. Além disso, a doença periodontal pode ser um aviso de alerta para quem não sabe ainda que é  portador do diabetes!

 

Dra.Tayana Filgueira – CRO – 6896

 

icones.gif