Doenças da Gengiva

Doenças da Gengiva

Periodontia é a área da odontologia que trata as doenças da gengiva, ossos e ligamentos que sustentam os dentes. Estes tecidos podem ser afetados pela doença periodontal, que tem origem bacteriana e acomete 75% da população brasileira acima de 25 anos de idade. Nela, as gengivas, ossos e ligamentos periodontais (fibras que fazem a ligação da raiz dentária com o osso) são comprometidos. As figuras à seguir demonstram a evolução da doença periodontal.

Anatomia do Periodonto

 

 

Gengivas saudáveis não mostram vermelhidão ou inchaço. A superfície parece levemente pontilhada. Os espaços entre os dentes são cobertos por uma gengiva firme em forma de "V" Gengiva Saudável Gengiva Saudável 1a

Os primeiros sinais da doença periodontal são percebidos através dos tecidos gengivais. Muitas pessoas apresentam a gengiva inflamada, a qual se caracteriza pelo aumento de volume e sangramento. Chamamos essa alteração de gengivite.

Periodontite Periodontite 2a
Com a progressão da gengivite, estruturas de sustentação e proteção dos dentes (ossos e ligamentos) são comprometidas, iniciando-se a periodontite. A periodontite pode manifestar-se de forma assintomática, sem dor, sangramento ou retração gengival, passando muitas vezes desapercebida pelo seu portador e às vezes até pelo clínico geral. Periodontite 3 Periodontite 3a

 

O controle da periodontite é de fundamental importância, pois em alguns casos a perda óssea poderá ser de 1mm/ano caso o paciente não siga nossas recomendações. Em outros casos, mesmo com controles periódicos, o paciente ainda poderá ter 0,07 mm de perda óssea ao ano.

A evolução da doença periodontal leva à perda óssea e possível perda dos dentes,
sendo a principal razão de perda dentária na população adulta!

 

 

Aviso Importante: O objetivo destas páginas Web é facilitar a comunicação de informações odontológicas. Em nenhuma circunstância elas devem substituir a atenção por parte de um profissional da saúde.