Causas

Pouca Saliva – Causas

Baixa ingestão de água
O bom funcionamento das glândulas salivares também depende muito da quantidade de água que você toma por dia, pois 99% da saliva é água!
Torneira

 

Tipo de dieta alimentar
Durante a mastigação as glândulas salivares são estimuladas a produzirem saliva. Se a dieta alimentar for muito pastosa suas glândulas salivares poderão deixar de funcionar adequadamente por falta de estímulo.

Legumes


Uso freqüente de determinadas bebidas
A ingestão abusiva de bebidas estimulantes do sistema nervoso simpático, como: café, chá preto, refrigerantes cola (coca-cola, pepsi-cola), chocolate, etc, podem prejudicar a irrigação sanguínea das glândulas salivares, diminuindo assim, o fluxo salivar devido à baixa da oxigenação local.
Café
Doenças
Algumas doenças podem provocar um mau funcionamento das glândulas salivares ou a destruição das mesmas. Exemplo: diabetes, Parkinson, hipertireoidismo, Síndrome de Sjögren, depressão, infecções bacterianas e viróticas das glândulas salivares, etc.
 


Uso de medicamentos
Mais de 1.800 medicamentos podem causar, como efeito colateral, redução da produção de saliva. Por exemplo: medicamentos para hipertensão, depressão, regimes, alergias, câncer, hipertireoidismo, etc.
Medicamento


Radioterapia
Se a radioterapia ocorrer na região de cabeça/pescoço, as glândulas salivares poderão ser afetadas durante o tratamento do câncer.
 


Uso de drogas lícitas e ilícitas
Bebidas alcoólicas, tabaco, maconha, etc.
Bebida


Obstrução das vias aéreas superiores
A sinusite e a rinite, por exemplo, são fatores desencadeantes da respiração bucal e esta, por sua vez, causa ressecamento bucal e do orofaringe.
 


Alterações Emocionais
Ansiedade, estresse, nervosismo e problemas psiquiátricos.
 

 

 

 

Aviso Importante: O objetivo destas páginas Web é facilitar a comunicação de informações odontológicas. Em nenhuma circunstância elas devem substituir a atenção por parte de um profissional da saúde.