O que é a saliva

O que é a Saliva

Saliva o que é

 "Saliva: substância tão complexa...

  Fonte que banha lábios felizes, tristes...

  Calados, falantes...

  Mas que revela de forma surpreendente o estado de saúde do ser humano!"

 


 

Definição: Fluido aquoso, transparente, que é secretado pelas glândulas salivares diretamente na cavidade bucal. Seu maior componente é a água – 99% - sendo que o restante é formado por componentes orgânicos e minerais.

A saliva é um dos mais complexos, versáteis e importantes fluidos do corpo, que supre um largo espectro de necessidades fisiológicas. Suas propriedades são essenciais para a proteção da cavidade bucal, do epitélio gastrointestinal e da orofaringe. Além de umedecer os tecidos moles e duros da cavidade bucal, tem função de destaque no controle da quantidade de água do organismo. Quando o corpo está com falta de água, a boca fica seca, manifestando a sede.

A saliva desempenha diversas funções e em condições ideais de saúde o ser humano produz aproximadamente 600mL de saliva por dia.

 


 

Características Saliva total:

Peso específico 1002-1012
Tensão superficial 15-26 dinas/cm
Presão osmótica 200-310 mOsm/l
pH 6'80-7'25
Viscosidade a 37ºC 2-3 centipoises

 

Aviso Importante: O objetivo destas páginas Web é facilitar a comunicação de informações odontológicas. Em nenhuma circunstância elas devem substituir a atenção por parte de um profissional da saúde.