Fique Atento

As neoplasias malignas podem se desenvolver em qualquer área anatômica da boca. Os lábios, especialmente o inferior, representam cerca de 40 % de todos os tumores da boca, seguido pela língua com 20%, assoalho de boca com cerca de 16%, região de trígono-retro-molar em quase 7% (região que fica depois do ciso) seguido das gengivas em aproximadamente 65% e números bem menores de palato duro e mole (céu da boca), úvula (campainha) mucosa jugal e vestíbulo (regiões internas da bochecha).

 

O câncer bucal nas suas fases iniciais de desenvolvimento é uma doença localizada e seu diagnóstico é de responsabilidade do cirurgião-dentista. Quando sua origem é epitelial, toma o nome de CARCINOMA ou EPITELIOMA, e representa cerca de 97% das neoplasias malignas que ocorrem na boca. Os restantes, que tem origem mesodérmica ou conjuntiva, são denominados, genericamente, de SARCOMAS.

 

 

  • O câncer não é contagioso;
  • Tratado corretamente nas suas fases iniciais pode ser curável;
  •  No início do seu desenvolvimento não dói;
  • Podem apresentar os seguintes sinais:

     

  Feridas nas mucosas que não cicatrizam espontaneamente em 2 a 3 semanas podem ser neoplasias malignas em sua fase inicial de crescimento;

 

  Nódulos ou caroços que crescem em pouco tempo podem também ser neoplasias malignas;

 

  Sangramentos freqüentes nas gengivas ou mucosas podem ser

     sinais de alarme desses tumores;

 

  Próteses com problemas de estabilidade podem indicar a presença de neoplasias malignas.

 

 

Existem lesões que podem ser precursoras do câncer bucal. Dentre estas as mais importantes são:

 

 

LEUCOPLASIA: Lesão branca que pode ocorrer em qualquer área anatômica de boca e que não regride espontaneamente; pode ser única ou múltipla e não é removida quando raspada do seu leito. Risco maior é do portador desse tipo de lesão que usa tabaco em qualquer forma (mascado, cachimbo ou cigarro).

 

 

ERITROPLASIA: Lesão vermelha, persistente, indolor, sem sangramento e que algumas vezes pode significar um câncer no seu estágio inicial de desenvolvimento.

 

Aviso Importante: O objetivo destas páginas Web é facilitar a comunicação de informações odontológicas. Em nenhuma circunstância elas devem substituir a atenção por parte de um profissional da saúde.