Navegação

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Saliva / Importância Sistêmica

Importância Sistêmica

Saliva - Conheça sua importância sistêmica:


Mudanças dos padrões salivares como: quantidade, qualidade e pH podem favorecer a manifestação de doenças não somente na boca mas também em outros locais do corpo humano:
Saliva X Esôfago

A saliva, que normalmente é rica em bicarbonato, neutraliza o ácido residual que entra em contato com o esôfago. Entretanto, a pouca salivação pode causar esofagite devido à não neutralização dos ácidos estomacais.

 

Visite o site abaixo: 

Saliva X Estômago

As proteínas salivares são importantes para o equilíbrio da microflora bucal. Na presença de alterações dos padrões salivares alguns microrganismos se proliferam de forma exacerbada e se utilizam destas proteínas salivares para se aderirem à mucosa. Assim, essas bactérias se colonizam e geram infecções. Neste trabalho científico verificou-se que alterações dos padrões salivares tornam o indivíduo mais susceptível, por exemplo, à infecção pelo Helicobacter pylori – bactéria responsável pela infecção gástrica que provoca úlcera e câncer. Bosch JA et al - Psychosom Med. 2003 Jul-Aug;65(4):604-12.

 

Algumas alterações sistêmicas também podem causar mudanças na saliva, sendo a boca um local de evidenciação precoce de muitas doenças:

A saliva contém uma substância chamada Fator de Crescimento Epidermal (FCE) que é responsável pela cicatrização e manutenção da integridade da mucosa bucal, orofaringe e do trato digestivo superior. Estudo científico verificou que em pacientes diabéticos o FCE encontra-se reduzido. Consequentemente, o diabético fica muito vulnerável a complicações bucais (ex.: lentidão na cicatrização de lesões bucais) e sistêmicas (ex.: esofagite). A redução do FCE, comum em pacientes diabéticos, compromete a cicatrização de processos inflamatórios no esôfago.

Oxford GE et al – J Diabetes Complications; 14(3): 140-5, 2000 May-Jun

 

Inflamação gengival em paciente diabético não diagnosticado previamente.

 

 

 

 

 

Aviso Importante: O objetivo destas páginas Web é facilitar a comunicação de informações odontológicas. Em nenhuma circunstância elas devem substituir a atenção por parte de um profissional da saúde.